Vínculo,
Excelência,
Confiança
23 de abril de 2021, por Felipe Bonatto

Com a Selic a 2,75% a.a., como ficam as taxas para financiamento imobiliário?

Tendo em vista a recente alta na Selic de 2% a.a. para 2,75% a.a., a primeira alta desde julho de 2015, é possível observar uma tendência de interrupção no ciclo de queda da Selic. Embora a Selic já não esteja mais na sua mínima histórica, ainda está muito baixa e continua viabilizando a contratação de financiamento imobiliário.

Essa queda é a principal responsável pela retomada no volume de crédito imobiliário concedido pelas instituições financeiras (de 2019 a 2020, houve um crescimento de 57,5% no volume de crédito concedido). No último ano ,observamos também novos produtos de crédito imobiliário, atrelados ao IPCA e a taxa poupança, por exemplo.

E essas mudanças levam os compradores de imóvel a realizarem as seguintes perguntas:

1. Qual é a melhor opção para realizar um financiamento imobiliário?

Caso haja interesse em quitar os financiamentos em curto prazo, a opção de correção atrelada à poupança, produto que Itaú e Bradesco oferecem (aprox.. 5,4% a.a.), é a mais adequada pois há um custo menor e em curto prazo dificilmente haverá acréscimo superior a taxa fixa (de 6,9% a.a.).

Caso a expectativa de quitação seja em longo prazo, entendemos que o mais adequado é um financiamento com taxa corrigida pela TR (atualmente em 0), o que implica em maior previsibilidade mesmo caso haja um aumento significativo na Selic.

2. Qual o principal fator a ser considerado na decisão?

Como temos a expectativa que haja um aumento da Selic nos próximos meses, a remuneração da poupança aumentará e assim a taxa de juros. Por isso é fundamental considerar o prazo estimado para quitação para definir.

Conclusão

É importante, antes de decidir apenas pelo menor valor de parcela, realizar um planejamento para o prazo de vigência do contrato e assim definir a melhor alternativa.

Somos correspondentes bancários das principais instituições do país e podemos conduzir seu processo de financiamento em diferentes instituições para buscarmos a melhor condição para você. Conte com a orientação dos especialistas Alpha Soluções.

Últimos conteúdos

26 de janeiro de 2024

Atualização sobre a Lei de Anistia para regularização de obras em Barueri

Continue lendo
18 de janeiro de 2024

Queda na SELIC já impacta na redução de taxas de juros para operações de crédito com garantia de imóvel

Continue lendo
15 de dezembro de 2023

Urgente – Nova lei de anistia de obras em Barueri-SP

Continue lendo
Ver tudo

Agende
uma
reunião

Vamos juntos encontrar as soluções que você precisa.