Vínculo,
Excelência,
Confiança
21 de maio de 2021, por Felipe Bonatto

Entenda como a Selic impacta no crédito imobiliário

A taxa Selic é a referência dos juros no Brasil. É ela que nos serve de base para investimentos, e principalmente nas operações de crédito a hora de adquirir o tão sonhado imóvel, através de um financiamento. Nos últimos seis anos, o movimento foi de queda desta taxa referência de juros e, como consequência, ficou mais barato financiar a casa própria, o que causou grande euforia e entusiasmo no mercado imobiliário.

Nas últimas semanas o Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central, se reuniu e decidiu pelo aumento da taxa Selic de 2,75% ao ano para 3,5% ao ano. Com esse aumento, a remuneração da poupança passará de 1,93% ao ano para 2,45% ao ano.

Bem, mas o que isso muda? Quais os impactos que nos causam a hora de financiar um imóvel? Quais as reais alterações na taxa?

Esse reajuste tem impacto na taxa do Crédito Imobiliário com Juros da Poupança, alterando a taxa atual disponível para novas contratações e reajustando a taxa dos contratos ativos nessa modalidade.

A taxa do Crédito Imobiliário com Juros da Poupança é composta de 3,99% ao ano + variação do índice da poupança, desta forma, a atualização da taxa será de 5,92% a.a. (3,99% + 1,93%) para 6,44% a.a. (3,99% + 2,45%) e esta vigente desde o dia de 06/05/21.

Porém, existem os mais otimistas, quando se trata dos aumentos das taxas, isto é devido O crédito imobiliário é uma modalidade de longo prazo, em que os contratos demoram até 35 anos para terminar. Por isso, as instituições avaliam não só a taxa de juros do momento da concessão, mas como esses juros devem se comportar mais para frente.

O que para os principais especialistas, alta não é um sinal de encarecimento imediato do crédito imobiliário. Também há um consenso de que é um bom momento para comprar a casa própriaPrimeiro porque as taxas de juros do crédito imobiliário continuam na mínima histórica, a partir de 6,25% ao ano, nas linhas com correção monetária pela Taxa Referencial (TR), hoje zerada. Segundo porque o mercado imobiliário, que vinha estagnado há quase quatro anos está em rota de aquecimento, e isso tende a elevar o preço dos imóveis.

Últimos conteúdos

26 de janeiro de 2024

Atualização sobre a Lei de Anistia para regularização de obras em Barueri

Continue lendo
18 de janeiro de 2024

Queda na SELIC já impacta na redução de taxas de juros para operações de crédito com garantia de imóvel

Continue lendo
15 de dezembro de 2023

Urgente – Nova lei de anistia de obras em Barueri-SP

Continue lendo
Ver tudo

Agende
uma
reunião

Vamos juntos encontrar as soluções que você precisa.