Vínculo,
Excelência,
Confiança
20 de janeiro de 2022, por Felipe Bonatto

Financiamento de construção com incentivos para empreendimentos verdes

A discussão do tema ESG já está em alta há bastante tempo, e muito empreendimentos já estão sendo construídos com elementos construtivos que são mais amigáveis em relação ao meio ambiente. Mas é apenas nos últimos meses que medidas reais estão sendo colocadas em prática no que tange ao financiamento destes empreendimentos.

Em 2021, vimos o primeiro empreendimento cujo financiamento à produção (financiamento da obra contratado pela incorporadora) ser concedido com uma taxa de juros menor em virtude de possuir elementos mais sustentáveis. O grande desafio das instituições financeiras está na padronização das condições para que isso seja um incentivo aos incorporadores desenvolverem projetos mais amigáveis em relação ao meio ambiente.

E esse primeiro financiamento é bastante importante por este motivo. Uma instituição financeira de ponta no mercado adotou como critério para conceder o financiamento a certificação EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies). Portanto, é bastante provável que essa seja a porta para concessão de financiamento com taxas menores.

Sobre a certificação EDGE, o que o programa exige que sejam reduzidos percentuais de 20% no uso de água, de energia do empreendimento e da energia utilizada na produção dos materiais, entre outros critérios relacionados à operação do empreendimento. Quando essa meta é atingida, o projeto é encaminhado para Certificação.

Isso é resultado de um movimento conduzido pela indústria da construção junto ao Banco Mundial, a fim de disseminar a nova certificação para que haja maior padronização e assim haja um número maior de empreendimentos voltados a construções sustentáveis, comprometidas em diminuírem o consumo de recursos como água e energia.

A linha de financiamento verde tem por objetivo estimular um dos setores mais poluentes do mundo, que consome não só na construção, mas principalmente na operação. E basicamente as empresas estão percebendo que boas práticas na fase da construção resultam em economia no custo de manutenção, na melhor utilização dos recursos disponíveis, maior liquidez no momento de venda e até mesmo valorização dos imóveis.

Nossa visão é que em um futuro não muito distante as taxas de juros serão reduzidas também para os consumidores que adquirem unidades em empreendimentos sustentáveis, o que por sua vez implicará em um incentivo maior.

Conte a assessoria da Alpha Soluções para contratar o seu financiamento de apoio à produção ou financiamento de aquisição imobiliária. Nossos profissionais estão atentos às condições atuais e tendências futuras do mercado.

Últimos conteúdos

26 de janeiro de 2024

Atualização sobre a Lei de Anistia para regularização de obras em Barueri

Continue lendo
18 de janeiro de 2024

Queda na SELIC já impacta na redução de taxas de juros para operações de crédito com garantia de imóvel

Continue lendo
15 de dezembro de 2023

Urgente – Nova lei de anistia de obras em Barueri-SP

Continue lendo
Ver tudo

Agende
uma
reunião

Vamos juntos encontrar as soluções que você precisa.