Vínculo,
Excelência,
Confiança
31 de março de 2020, por Felipe Bonatto

Financiamento de obras.

Você sabia que é possível financiar até 80% do valor da construção da sua casa, mesmo se a obra já está em andamento, e em alguns casos até utilizar o FGTS?

O mercado mudou, e estamos trabalhando para oferecermos aos nossos clientes soluções alternativas para os desafios que chegaram. Hoje, falamos de um novo serviço que começaremos a prestar aos nossos clientes à partir de abril/2020. Em virtude da parceria que recentemente firmamos com a Caixa Econômica Federal (CEF), nosso leque de atuação está mais abrangente, e agora poderemos acompanhar também processos de financiamento de obras. Vamos lá:

O requisito para viabilizar o financiamento da obra é que o terreno já esteja escriturado. O tempo médio de aprovação do crédito é de 5 dias, e para operacionalização do financiamento é de 30 a 60 dias. O percentual máximo financiável é de 80%, e o banco que realiza esta operação é a Caixa Econômica Federal, que nós somos parceiros. O processo funciona da seguinte forma:

Para uma obra que ainda será realizada, o processo de aprovação de crédito pode tramitar de forma paralela ao processo de aprovação do projeto de construção junto a Prefeitura. Isto é, o processo de obtenção do financiamento pode evoluir junto ao banco para quando o projeto for aprovado, o contrato de financiamento também ser assinado, e assim a obra já iniciar com o financiamento garantido. Neste caso, os pagamentos são feitos por medição assim que cada etapa é concluída.

Por exemplo, se (i) a primeira etapa da obra for a fundação, e (ii) esta etapa representar 10% do custo total da obra, e (iii) o percentual da obra financiado for 80%, ao final da primeira etapa da obra será depositado 10% do valor total financiado, que representará 8% do valor total da construção, e assim sucessivamente. Em outras palavras, os pagamentos são feitos após a garantia constituída. Ao final de cada etapa, é depositado o valor que corresponde ao percentual de obra concluído. A última parcela é vinculada a conclusão da obra e averbação da construção na matrícula do imóvel.

Essa modalidade de financiamento bancário é bastante interessante pois a taxa de juros é no mesmo patamar de financiamento bancário para aquisição de imóveis novos (entre 7 e 8% a.a.). É possível também utilizar o FGTS (desde que quando a obra estiver pronta, o imóvel não valha mais de R$ 1.5 mi). Portanto, é uma modalidade interessante neste momento de incertezas em relação aos fluxos de caixa futuros.

Como também é uma opção para obras em andamento, certamente neste momento será um importante fôlego para empreendedores e famílias que estão construindo.

Nossa equipe técnica e financeira está preparada para auxiliar nas seguintes etapas do processo:

1. Aprovação do projeto junto ao condomínio e junto a Prefeitura;
2. Acompanhamento de toda a tramitação na Caixa Econômica Federal, desde abertura de conta até aprovação do crédito e emissão do contrato;
3. Orientações e preparação do cronograma de obra para posteriores pagamentos;
4.  Acompanhamento para averbação da garantia na matrícula;
5. Acompanhamento mensal para medições/pagamentos e envio de relatórios de obra à Caixa Econômica Federal;
6. Obtenção do Habite-se e regularização junto ao INSS;
7. Averbação da construção na matrícula do imóvel e finalização do processo de financiamento bancário.

Teremos ainda mais novidades nos próximos dias. Conte com nosso apoio e nossas novas soluções.

Time Alpha

Últimos conteúdos

26 de janeiro de 2024

Atualização sobre a Lei de Anistia para regularização de obras em Barueri

Continue lendo
18 de janeiro de 2024

Queda na SELIC já impacta na redução de taxas de juros para operações de crédito com garantia de imóvel

Continue lendo
15 de dezembro de 2023

Urgente – Nova lei de anistia de obras em Barueri-SP

Continue lendo
Ver tudo

Agende
uma
reunião

Vamos juntos encontrar as soluções que você precisa.