Vínculo,
Excelência,
Confiança
26 de agosto de 2019, por Fernanda Bonato

Nova administração de imóveis com propriedade compartilhada

Imóveis de veraneio e segunda residência agora poderão ter sua propriedade oficialmente compartilhada. A legislação de nº 13.777 – Lei de propriedade determina uma nova forma de propriedade do imóveis, denominada como Multipropiedade.

 A multipropriedade já é conhecida internacionalmente como “sharing”, caracterizada por ser uma forma de condomínio diferenciado, utilizando o tempo como principal ponto e parcelamento da propriedade.

O último proprietário será o titular por um tempo determinado, tempo este, que poderá exercer o direito do respectivo imóvel (incluindo instalações equipamentos e mobiliário), com exclusividade, podendo alienar onerar ou ceder sua fração de tempo.

Agora, instituiu-se o direito real de laje, que permitiu o parcelamento vertical do sono, por meio da criação de imóveis autônomos chamados de “imóvel base”.

Essa nova forma de condomínio permite a determinação da propriedade pelo tempo por meio das escolha de um dos seguintes temas:

  1. Fixo e determinado;
  2. Flutuante;
  3. Misto

 

Sua instituição deverá ser realizada mediante o Cartório de Registro de Imóveis.

Se tratando de unidades autônomas de condomínio edilício, a multipropriedade poderá ser adotada em parte ou na totalidade das referidas unidades.

Ainda, agora, será possível abrir uma matrícula própria para cada fração de tempo da multipropriedade, além da inscrição cadastral individualizada junto à Prefeitura Municipal.

Agora, há uma interessante alternativa e oportunidade para o mercado imobiliário brasileiro, crescendo e desenvolvendo a propriedade compartilhada com maior segurança jurídica.

 

Fernanda Bonatto
Departamento Jurídico – Alpha Soluções

 

Últimos conteúdos

26 de janeiro de 2024

Atualização sobre a Lei de Anistia para regularização de obras em Barueri

Continue lendo
18 de janeiro de 2024

Queda na SELIC já impacta na redução de taxas de juros para operações de crédito com garantia de imóvel

Continue lendo
15 de dezembro de 2023

Urgente – Nova lei de anistia de obras em Barueri-SP

Continue lendo
Ver tudo

Agende
uma
reunião

Vamos juntos encontrar as soluções que você precisa.